Cultivo Hidroponico 101 – Cultivos sem mídia

CULTIVO SEM MÍDIA:

As plantas tem a capacidade de manter-se vivas mesmo quando com as raízes peladas, sendo molhadas constantemente com uma solução de nutrientes ou mesmo submersas dentro de um reservatório. Isso é claro, contando que o mesmo esteja sendo oxigenado constantemente, o que pode ser feito facilmente, através da adição de uma bomba de ar e uma pedra porosa promovendo a oxigenação da solução de nutrientes, no reservatório do sistema.

Read more »

Categories: Uncategorized | 2 Comments

Cultivo Hidroponico 101 – As Mídias de cultivo hidroponico.

 

  •     AS MÍDIAS DE CULTIVO HIDROPONICO:

Em nossa aproximação, o solo é visto como uma reserva de elementos minerais essenciais. Reserva que é absorvida lentamente, conforme os elementos presentes no solo são mineralizados. Ou seja: Apenas após que estes minerais sejam processados por meio de inteiração com fungos, bactérias, animais e outras plantas, que vão por diferentes formas quebrar e disponibiliza-los na forma dos micro e macro nutrientes que a sua planta necessita para viver.

Já na hidroponia, nós devemos fornecer esses elementos de forma que eles já estejam processados e a ponto de serem absorvidos pela planta, no exato momento em que eles são administrados  a planta. E não em sua forma bruta, como geralmente são encontrados na natureza. Dispensando assim o uso de terra, tanto como anfitrião para uma serie de atividades, orquestradas por bacterias, animais e outras plantas, e como fonte de minerais solúveis .

Read more »

Categories: Uncategorized | Leave a comment

Cultivo Hidroponico 101 – Introdução a hidroponia.

CULTIVO HIDROPONICO
101

 

  • UMA BREVE INTRODUÇÃO

A melhor aproximação afim de chegarmos ao entendimento de toda essa historia de hidroponia e nutrição das plantas, é olhando um pouco para trás e analisando a vida da planta desde o seu inicio.

As sementes são pacotes que trazem alem do material genético, que a planta quer passar para suas futuras gerações,  os alimentos que permitem que a planta viva e cresça, ainda quando impedida de realizar a fase clara da fotossintese. Aqui nós estamos falando de óleos, carboidratos e aminoácidos, todos gerados e embutidos na semente ainda durante a floração, pela planta-mãe. Estes irão prover para o pequeno embrião toda a nutrição necessária para ele se desenvolver até o estado em que ele possa através da fotossintese, sintetizar os nutrientes presentes no solo, e que são necessários para dar continuidade a fotossintese e ao seu crescimento natural.

Sendo estes recursos limitados, logo após a aparição das primeiras folhas, a planta passa então a fazer fotossintese e através da nova raiz, absorver agua e processar os minerais e nutrientes para produzir carboidratos, (ATP) — como forma de armazenar energia. Seqüestrando carbono e conseqüentemente aumentando de tamanho.

Aqui nós chegamos ao conceito do que é a hidroponia. Justamente o conjunto de técnicas voltadas a prover as planta os nutrientes e minerais necessários para o seu desenvolvimento, em uma mídia de cultivo inerte. Ou seja, sem a necessidade de um meio como solo (terra), que é nutricionalmente ativo.

 


Categories: Uncategorized | Leave a comment

#TeleCurso420.org Fórum novamente no ar! ;)

Após uma longa pausa para atualização e melhoria da galeria, o fórum volta ao ar de cara e alma nova. Crie hoje mesmo o seu login e aproveite do espaço. A escola casa é nossa!

Categories: Uncategorized | 2 Comments

Fotossíntese 102 – Ar: A Temperatura ambiente

Caminhando um pouco mais pelo tema Ar, tomaremos conhecimento de que não apenas temos a necessidade de manter um controle sobre o nível de Dióxido de Carbono (Co2) optimo para a planta, mas também a de controlar a temperatura do ambiente de cultivo. Simulando assim as diferentes condições durante as diversas fases e os períodos da planta. A temperatura é um dos mais importantes fatores ambientais e irá participar ativamente na taxa de transpiração, na sintetização de carbono, assim como na produção hormonal. Evitando assim o stress (choque) de temperatura, que quase sempre resulta em pouco ou mal desenvolvimento das plantas. Além de controlar ou suprimir o desenvolvimento de doenças e outros problemas que rapidamente podem causar a perda de toda uma colheita.

Quando lidamos com a Cannabis podemos rapidamente notar uma característica que é muito importante para sua eficiente propagação em nível global. A tolerância a temperaturas extremas! Mesmo sofrendo stress e este afetando seu metabolismo retardando  quando não limitando o seu desenvolvimento a Cannabis prova ter uma tolerância tamanha, a ponto de mesmo quando ainda nova tolerar uma leve geada, ou mesmo quando já mais estabelecida, suportar temperaturas mais quentes, de até cerca de 120F – Algo em torno de 49C. Contanto é claro que lhe seja provida água, e ventilação (enriquecimento atmosférico, c02).

  Read more »

Categories: #TeleCurso420 Course, Curso Básico, Fotossíntese, Fotossíntese 102 – Ar., Growing 101 | 1 Comment

Fotossíntese 102 – Ar: O estômato e a movimentação de ar.

Diferente de nós humanos, as plantas não contam com a presença de um órgão responsável pela troca dos gases com o seu meio exterior. Por isso não são capazes de expelir os mesmos com pressão suficiente para os afastar de sua superfície. Ao contrário de nosso sistema respiratório, as plantas respiram através de poros chamados Estômatos, que funcionam bem como os nossos poros, regulando seu tamanho e conseqüentemente a taxa de evaporação da planta.

  • Estômato


O estômato são estruturas celulares, que tem o papel de realizar a troca de gases entre a planta e a atmosfera ao seu redor. Estão geralmente localizadas na parte inferior das folhas, evitando assim o excesso de transpiração devido a intensidade de luz e calor, impostos pela incidência direta de luz na parte superior das folhas. Ela é responsável por controlar a troca de gases que a planta precisa exercer durante a fotossintese. Tendo um papel muito similar ao das glândulas sudoríparas no nosso corpo..

Read more »

Categories: #TeleCurso420 Course, Curso Básico, Fotossíntese, Fotossíntese 102 – Ar., Growing 101 | 1 Comment

Fotossíntese 102 – Ar: Projetando um sistema de circulação.

design 3

Uma das mais importantes tarefas do cultivador é promover a renovação do ar em seu growroom. E para realizar essa tarefa podemos utilizar exaustores fornecendo uma troca de ar adequada entre o ambiente de cultivo, então rico em Oxigênio, umidade e calor. Por ar fresco, rico em Dióxido de Carbono (Co2), e em geral com uma menor umidade e melhor temperatura. Mantendo assim uma atmosfera mais propicia para uma boa transpiração da planta, imitando as condições agradáveis nas quais elas idealmente se encontraria presentes naturalmente em um bom meio-ambiente.

Esta primeira etapa consiste em analisar de forma superficial o espaço disponível, e tomar medidas e para que seja possível elaborar o melhor design e a escolha certa dos equipamentos, que irão corresponder as necessidades reais do growroom.

 

Read more »

Categories: #TeleCurso420 Course, Curso Básico, Fotossíntese, Fotossíntese 102 – Ar., Growing 101 | Tags: , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Fotossíntese 102 – Ar.

O Carbono é fundamental para as plantas. É através do processamento do carbono presente na atmosfera, que a planta dará forma a compostos/moléculas orgânicas que formarão seus tecidos. Sejam eles vasculares como o tronco, galhos e folhas ou não vasculares, como os frutos. Tão quanto os óleos essenciais e terpenos que dão a planta perfume e sabor

Sendo fundamental para a realização da fotossíntese, é indispensável que às plantas seja sempre disponibilizado um ar de extrema qualidade, rico em Dióxido de Carbono (Co2) e livre de impurezas. A qualidade do ar no seu ambiente de cultivo será diretamente proporcional ao desenvolvimento das plantas. A quantidade e especialmente a qualidade dos frutos colhidos, será um reflexo direto da atenção depositada na qualidade do ar em seu ambiente de cultivo.

Molécula de Dióxido de Carbono (Co2)

Read more »

Categories: #TeleCurso420 Course, Curso Básico, Fotossíntese, Fotossíntese 102 – Ar., Growing 101 | Leave a comment

Fotossíntese 101 – Os pilares no desenvolvimento de uma planta.

Photosynthesis equation

A fotossíntese é um amplo processo fisioquímico que ocorre dentro do cloroplasto. Através deste, as plantas vão gerar substancias orgânicas derivadas do processamento do dióxido de carbono (co2) presente na atmosfera em conjunto com nutrientes presentes na água obtida via suas raízes.

12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6

Durante esse processo, a planta irá utilizar-se da clorofila para sintetizar Co2, água e outros elementos a sua disposição, com o propósito de gerar glicose, celulose e amido. Tudo isso através do processamento da energia luminosa do sol, ou de uma outra fonte adequada de luz.

Read more »

Categories: #TeleCurso420 Course, Curso Básico, Growing 101, Uncategorized | Tags: , , | Leave a comment

Growing 101 – Introdução a arte do cultivo.

O único e verdadeiro caminho para se obter boas colheitas está em compreender e também fazer-se ser entendido por suas plantas. É utilizar o bom-senso e a compreensão da vida e suas características naturais. É entender como as plantas vivem, como elas se desenvolvem e todos os fatores, elementos e características que combinados estão por detrás de qualquer decisão que a suas plantas venham a tomar. Pois tudo que as mesmas fazem, é de alguma forma relacionado as suas condições de vida, as condições do seu meio-ambiente. Devemos aprender a analisar como uma determinada genética se comporta em diferentes condições de desenvolvimento e tentar compreender suas mensagens através da leitura de seus sinais.

Dedicando um certo tempo e muito bom-senso para observar, analisar e estudar um pouco mais sobre o desenvolvimento natural das plantas, passamos a entender muito mais sobre o mundo ao redor de nós, a maneira como funcionamos e interagimos com as variáveis presentes no mundo ao nosso redor. E com o tempo tudo parece muito mais simples e resumido do que quando analisamos um fator isolado na cadeia de fatos que levam a vida a existir.

Através da analise adequada de cada um dos seus vários sinais, veremos que uma coloração diferente na folha ou no galho, uma forma de evolução (crescimento) um pouco mais distinta do normal ou mesmo a posição em que as folhas se encontram, quando somados em conjunto com as variáveis ambientais, nos ajudam a pré-supor e diagnosticar o comportamento da planta e nos guiar de acordo com quais seriam os melhores caminhos a serem tomados durante cada fase de sua vida, seu cultivo.

Mas ao mesmo tempo, por detrás dessa pintura calma e serena, tudo se encaixa como em uma linha de produção e suas maquinas; Se em alguma parte desse conjunto de engrenagens houver uma pequena falha que seja, o desequilíbrio é total, e toda a sua produção está em risco.

Read more »

Categories: #TeleCurso420 Course, Curso Básico, Growing 101 | 2 Comments