browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Germinação 101 – 1.0 Preparando o terreno & Embebição, quebrando a dormência.

seed soak 1
Posted by on December 26, 2011

Agora que aprendermos um pouco sobre as sementes, podemos superficialmente compreender como elas tendem a se  comportar. Devemos agora planejar cuidadosamente as características ambientais que o lugar onde iremos leva-las a germinar deve ter. Relembrando que é essencial para o sucesso dos principais métodos e procedimentos de germinação, que o foco seja prover as sementes as condições ambientais favoráveis pelas quais já sabemos, os embriões aguardam ser influenciados a germinar.


1) A temperatura constante.

A Cannabis tende a germinar quando exposta a temperaturas entre 23 °C e 35°C. Tendo em geral, o ponto ideal para a germinação da maioria das suas espécies pouco acima de 25 °C. Quando as temperaturas máxima e mínima oscilam muito durante o dia. Ou pior, chegam acima ou abaixo da média. A atividade hormonal e enzimática dentro da semente fica descoordenada, assim estagnando qualquer evolução no seu estado de dormência.

  • O primeiro passo na germinação é procurar o lugar que tenha a menor oscilação termal na sua casa ou growroom.

Caso a temperatura no seu ambiente de cultivo chegue abaixo dos 23 °C, basta que se faça uso de uma fonte extra de calor. O que pode ser virtualmente qualquer coisa, desde o calor gerado pelo motor de uma geladeira, uma lâmpada, ou até mesmo o calor emitido por um decodificador de TV a cabo ou modem. Como é exemplificado na foto abaixo:

Se por ventura um certo investimento for considerável. É recomendado o uso de um tapete termal (heat-mat). Cujo papel é prover a bandeja ou potes, o aquecimento necessário para que a germinação ocorra. E mais além, o uso conjunto de um termostato para  que a temperatura seja mantida constante.

Estas duas peças de equipamento são também recomendadas a ser utilizadas também durante o processo de clonagem. O que ajuda a diminuir o peso do investimento inicial.

Também é muito importante lembrar que a sem a presença de calor, a germinação não irá ocorrer e a umidade excessiva poderá estimular a proliferação de fungos que  podem fazer com que a semente seja inutilizada. Enquanto sem a presença de oxigênio, o calor excessivo irá cozinhar o embrião que é muito sensível quando ainda dentro da casca.

2) A presença de água e oxigênio.

Sendo os maiores responsáveis pela re-iniciação da atividade enzimática na vida da nova planta, a presença de umidade e oxigênio dentro da semente é um fator crucial na primeira etapa da germinação. Algumas sementes possuem uma casca muito forte e chegam a aparentar terem sido polidas com uma resina bem densa. Essa resina na verdade funciona como um impermeabilizante, evitando que a umidade e o oxigênio penetrem na casca e iniciem a cadeia de atividades metabólicas que darão inicio a germinação do embrião.

Um ponto interessante de se tocar nesse momento é o de que algumas sementes, em especial as de variedade mais indica, apresentam uma casca muito forte, que protege muito bem o embrião contra os fatores adversos do tempo. O que é intencional e bem vindo na natureza, pois tais plantas estão adaptadas para sobreviver em lugares de climas menos favoráveis, com invernos muito longos,  e bem gelados.

Entretanto devemos lembrar que a semente que muitas vezes compramos de bancos de sementes é muito bem cuidada e não passa por nenhum processo que vá diminuir a sua impermeabilização. Por isso, uma ajuda do cultivador na hora de se iniciar o processo de germinação é bem vinda. Tendo em vista que tal camada protetora pode atrasar o processo de imbibição e atrasar ou mesmo arruinar a sua semente. Pode-se ‘danificar’ sua casca com uma lixa de unha ou algum outro material de superfície porosa que vá levemente remover um pouco do esmalte presente no exterior da casca da semente.

  • Escarificação.

Tendo em vista a baixa permeabilidade das sementes, e em especial as de algumas strains de variedade mais indica: Uma boa dica de como proceder no inicio da germinação é utilizar-se de um artifício chamado de escarificação. Que consiste basicamente na utilização de algum processo onde a superfície da semente é levemente danificada, visando apenas o enfraquecimento dessa camada de proteção natural contra a umidade. Afim de facilitar a penetração de agua na semente e iniciar o processo de germinação o quanto mais rápido possível.


A forma mais simples de se efetuar tal tarefa requer apenas 1 item. Um pedaço de lixa de unha.

Embebição, quebrando a dormência.

Após arranhar levemente a superfície da semente, as mesmas devem ser submersas em agua na temperatura ambiente, sem impurezas ou químicos. Lá elas devem permanecer por um período de ao menos duas horas horas. Isso permite que a semente venha a embeber uma boa quantidade de água, água suficiente para iniciar toda a atividade enzimática (hidrólise) que vai logo logo interromper o estado de dormência do embrião.

6 Responses to Germinação 101 – 1.0 Preparando o terreno & Embebição, quebrando a dormência.

  1. becker

    Primeiro de tudo parabéns pela iniciativa de fazer este site, ainda vai ser muito útil pra mim!
    Topico bem explicado com imagens boas, comprei sementes de white widow em amsterdam e quero saber bastante antes de plantar

  2. Planeta Maconha

    ótimo post! mais uma vez: parabéns pelo trampo de vcs!

  3. FANTOMAS

    Planta, estou usando o link do #Telecurso420 nos meus videos!
    Obrigado pelo material didatico!
    Não há curso melhor no planeta!!!
    LMAOL

  4. H. Planta

    Obrigado a voces galera! Vamos que vamos! E desculpa a demora ai nos artigos novos, eu ando muito ocupado por aqui.

    Sapiência irmãos!

    Planta.

  5. Renan Canella

    muito bom H.Planta! tamo junto irmao ! eu do Brasil voce dai! e assim estarei colhendo meus frutos por aqui :D abraçosss e seu trabalho cara, sem palavras esta de parabens eu nem imaginava que voce tinha ateh um telecurso. eu botei mt feh em vc . parabens pelo seu trabalho brother.! mt paz!

  6. eusoupedro

    AAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUU
    MUITO MASSA SÓ FALTA OS VIDEOS NO YOU TUBE POXA POSTA MAIS VIDEOS LA ABRAÇO