browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Fotossíntese 101 – Os pilares no desenvolvimento de uma planta.

Photosynthesis equation
Posted by on January 13, 2012

A fotossíntese é um amplo processo fisioquímico que ocorre dentro do cloroplasto. Através deste, as plantas vão gerar substancias orgânicas derivadas do processamento do dióxido de carbono (co2) presente na atmosfera em conjunto com nutrientes presentes na água obtida via suas raízes.

12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6

Durante esse processo, a planta irá utilizar-se da clorofila para sintetizar Co2, água e outros elementos a sua disposição, com o propósito de gerar glicose, celulose e amido. Tudo isso através do processamento da energia luminosa do sol, ou de uma outra fonte adequada de luz.

  • As duas etapas da fotossíntese

A fotossintese pode ser dividida basicamente em duas partes. A fase clara e a fase escura, também conhecida como Ciclo de Calvin. A fase escura pode ocorrer tanto na ausência, quanto na presença de luz. Ao contrário da fase clara, que depende da energia luminosa para ocorrer.

  • Durante a etapa luminosa, a energia luminosa presente na superfície da planta é capturada dentro do cloroplasto pelo centro reacional fotossintético, o que faz com que as moléculas de Clorofila fiquem ‘excitadas’ (oxidadas) com a presença da luz. Esta etapa dá inicio a fase que é conhecida como fotóliseda água. Nela moléculas de água (H2O) presentes na célula são divididas em Oxigênio,  H+ (íons de hidrogênio; prótons) e elétrons.Estes elétrons vão então passar por uma serie de reações chave na sintetização do Trifosfato de adenosina (ATP) e NADPH.
  • O Ciclo de Calvin, ou etapa escura da fotossíntese é a parte da fotossíntese na qual a planta utiliza a energia criada durante a etapa luminosa e transforma agua e dióxido de carbono em material orgânico natural. O que é conhecido pela ciência como Fixação de Carbono. Tal ciclo tem uma extrema importância por produzir açucares, o que é para as plantas, assim como todo ser vivo, um meio de se guardar e transportar energia.

 

Com essa revisão, podemos nos direcionar um pouco melhor no caminho que iremos seguir, ao tentar compreender como as plantas funcionam.

Este capitulo terá 3 modulos básicos e um intermediario.

  • Fotossíntese 102 – Ar.
  • Fotossíntese 103Luz.
  • Fotossíntese 104Agua & Nutrientes.
  • Nutrição 101 – Compreendendo como as plantas se alimentam.