browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Fotossíntese 102 – Ar.

Posted by on January 13, 2012

O Carbono é fundamental para as plantas. É através do processamento do carbono presente na atmosfera, que a planta dará forma a compostos/moléculas orgânicas que formarão seus tecidos. Sejam eles vasculares como o tronco, galhos e folhas ou não vasculares, como os frutos. Tão quanto os óleos essenciais e terpenos que dão a planta perfume e sabor

Sendo fundamental para a realização da fotossíntese, é indispensável que às plantas seja sempre disponibilizado um ar de extrema qualidade, rico em Dióxido de Carbono (Co2) e livre de impurezas. A qualidade do ar no seu ambiente de cultivo será diretamente proporcional ao desenvolvimento das plantas. A quantidade e especialmente a qualidade dos frutos colhidos, será um reflexo direto da atenção depositada na qualidade do ar em seu ambiente de cultivo.

Molécula de Dióxido de Carbono (Co2)

Na atmosfera os níveis de Dióxido de Carbono e Oxigênio são obviamente adequados para o crescimento das plantas. Girando em torno das 150-300ppm, isso na maioria dos centros urbanos. Contudo, em ambientes fechados a fotossíntese gera uma quantidade muito grande de Oxigênio, criando um desbalanço que em grandes proporções é letal para a planta.

Porém não é apenas de Co2 que se compõe a atmosfera necessária para o bem-estar de suas plantas. O nível de oxigênio no seu ambiente de cultivo deve ser bem regulado, fatores como a umidade relativa e a temperatura podem também criar um ambiente indesejável e até mesmo fatídico para as plantas.

Como cultivadores urbanos, somos obrigados a imitar a natureza e fornecer as plantas dentro de growrooms e green-houses a possibilidade de troca, renovação e balanço de gases e temperatura que ocorre (ou não) naturalmente nos cultivos a céu aberto. Nesta questão estabelecemos o primeiro grande desafio do cultivador indoor: Como proporcionar a suas plantas uma atmosfera saudavel. Onde os niveis de Co2 e Oxigênio sejam balanceados, a umidade relativa seja adequada e a temperatura seja razoável?

Sabendo que as plantas assimilam o Carbono da atmosfera, devemos bolar maneiras de reciclar este ar e novamente estabelecer os níveis adequados para o bom desenvolvimento da planta. Para cumprir esta tarefa, existem alguns caminhos a se seguir…