browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Fotossíntese 102 – Ar: O estômato e a movimentação de ar.

Posted by on January 24, 2012

Diferente de nós humanos, as plantas não contam com a presença de um órgão responsável pela troca dos gases com o seu meio exterior. Por isso não são capazes de expelir os mesmos com pressão suficiente para os afastar de sua superfície. Ao contrário de nosso sistema respiratório, as plantas respiram através de poros chamados Estômatos, que funcionam bem como os nossos poros, regulando seu tamanho e conseqüentemente a taxa de evaporação da planta.

  • Estômato


O estômato são estruturas celulares, que tem o papel de realizar a troca de gases entre a planta e a atmosfera ao seu redor. Estão geralmente localizadas na parte inferior das folhas, evitando assim o excesso de transpiração devido a intensidade de luz e calor, impostos pela incidência direta de luz na parte superior das folhas. Ela é responsável por controlar a troca de gases que a planta precisa exercer durante a fotossintese. Tendo um papel muito similar ao das glândulas sudoríparas no nosso corpo..

Tendo em vista a necessidade de renovação dos gases da atmosfera próxima a planta, devemos promover a movimentação dos gases dentro da sua área de cultivo 24hrs por dia. O que não é uma tarefa tão complicada, sendo apenas necessário o emprego de ventiladores para promover uma espécie de homogenização dos gases da atmosfera no seu ambiente de cultivo.

A importância da movimentação não é pequena e além da sua importância para a mistura adequada dos gases, as plantas também desenvolvem uma estrutura mais robusta, acostumada a lidar com a influencia dos ventos. Hoje em dia fabricantes de equipamentos já estão inovando ao criar fans com movimentos em V e W, gerando assim um fluxo de ar muito mais dinâmico que o tradicional esquerda-direita, esquerda-direita, das fans tradicionais no mercado. Confira:

Quantum Infinite breeze

 

É também através da boa movimentação do gases no growroom que evitaremos problemas como o acumulo de umidade e a conseqüente suscetibilidade ao ataque de fungos. Inclusive umidade é ligada diretamente a habilidade do estômato  de permitir a passagem dos gases utilizados na fotossíntese.

 


One Response to Fotossíntese 102 – Ar: O estômato e a movimentação de ar.

  1. CANNABINANDO

    È O TELE CURSO MANÉ