browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Cultivo Hidroponico 101 – Introdução a hidroponia.

Posted by on June 17, 2012

CULTIVO HIDROPONICO
101

 

  • UMA BREVE INTRODUÇÃO

A melhor aproximação afim de chegarmos ao entendimento de toda essa historia de hidroponia e nutrição das plantas, é olhando um pouco para trás e analisando a vida da planta desde o seu inicio.

As sementes são pacotes que trazem alem do material genético, que a planta quer passar para suas futuras gerações,  os alimentos que permitem que a planta viva e cresça, ainda quando impedida de realizar a fase clara da fotossintese. Aqui nós estamos falando de óleos, carboidratos e aminoácidos, todos gerados e embutidos na semente ainda durante a floração, pela planta-mãe. Estes irão prover para o pequeno embrião toda a nutrição necessária para ele se desenvolver até o estado em que ele possa através da fotossintese, sintetizar os nutrientes presentes no solo, e que são necessários para dar continuidade a fotossintese e ao seu crescimento natural.

Sendo estes recursos limitados, logo após a aparição das primeiras folhas, a planta passa então a fazer fotossintese e através da nova raiz, absorver agua e processar os minerais e nutrientes para produzir carboidratos, (ATP) — como forma de armazenar energia. Seqüestrando carbono e conseqüentemente aumentando de tamanho.

Aqui nós chegamos ao conceito do que é a hidroponia. Justamente o conjunto de técnicas voltadas a prover as planta os nutrientes e minerais necessários para o seu desenvolvimento, em uma mídia de cultivo inerte. Ou seja, sem a necessidade de um meio como solo (terra), que é nutricionalmente ativo.