browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Cultivo Hidroponico 101 – As Mídias de cultivo hidroponico.

Posted by on June 17, 2012

 

  •     AS MÍDIAS DE CULTIVO HIDROPONICO:

Em nossa aproximação, o solo é visto como uma reserva de elementos minerais essenciais. Reserva que é absorvida lentamente, conforme os elementos presentes no solo são mineralizados. Ou seja: Apenas após que estes minerais sejam processados por meio de inteiração com fungos, bactérias, animais e outras plantas, que vão por diferentes formas quebrar e disponibiliza-los na forma dos micro e macro nutrientes que a sua planta necessita para viver.

Já na hidroponia, nós devemos fornecer esses elementos de forma que eles já estejam processados e a ponto de serem absorvidos pela planta, no exato momento em que eles são administrados  a planta. E não em sua forma bruta, como geralmente são encontrados na natureza. Dispensando assim o uso de terra, tanto como anfitrião para uma serie de atividades, orquestradas por bacterias, animais e outras plantas, e como fonte de minerais solúveis .

As principais midias de cultivo utilizadas atualmente são as seguintes:

 # PERLITA

Feita de areia com origem vulcânica, ela é aquecida a ponto de derreter e expandida em uma câmera de vácuo. Esse processo cria uma estrutura com uma leveza e alta porosidade, o que é a razão dessa ser uma grande favorita dos growers.

Prós:

  • Ela é super leve e sua superfície irregular proporciona uma aeração excelente, criando bastante espaço para que as raízes se desenvolvam e sendo quase impossível de se compactar.

Contras:

  • Não suporta uma grande quantidade de agua e pode requer varias regas diariamente, dependendo é claro do porte da sua planta. Isso pode ser um empecilho, em especial para aqueles que não pretendem automatizar o sistema e/ou não gostariam de ter um gasto extra com material e equipamento de automação.
  • A grande evaporação, somada a alta porosidade, a fina granulação e a origem mineral da perlita, também são responsáveis por um alto nível de acumulo de sais. O que requer mais flushes e um bom controle do PH.

 # ARGILA EXPANDIDA

Uma outra mídia de cultivo bem famosa entre os growers mais velhos é a argila expandida. Essa midia é feita em uma fornalha giratoria, onde argila é aquecida a temperaturas de 1100c – 1200c onde eles tomam a sua peculiar forma de esferas. O seu centro é super poroso, sendo assim uma otima midia no sentido de reter bastante agua.

Prós:

  • Por ter a forma de pequenas esferas, elas se acomodam criando diversas bolsas de ar, onde as raizes podem criar nodulos e assim divergir o seu crescimento, criando uma massa de raizes fenomenal.
  • É uma midia super facil de ser limpa e reutilizada.

Contras:

  • Por ter essas diversas bolsas de ar, assim como a perlita, ela requer regas mais constantes e um olhar atento no PH.
  • O preço caro é um problema apenas de investimento inicial, já que ela é virtualmente reutilizada infinitas vezes.

# COCO (PÓ/TAPETE/FIBRA)

A fibra de coco é em todas as suas formas uma excelente mídia de cultivo. Quando em forma de pó, ela tem uma grande porosidade, e sua pequena granulação a permite reter uma quantidade de agua superior a quase todas as outras mídias existentes.

 

Já quando é utilizada na sua forma semi-natural, como é removidas da casca exterior da semente, ele promove uma ótima aeração e leveza ao solo. Pois suas longas fibras, permitem que a drenagem seja feita de forma mais efetiva que em sua forma granular. Assim sendo utilizada tanto como uma forma de ajudar na drenagem do solo, quanto para construção de

Prós:

  • Por ter a textura granular, bem similar a da terra, ela é uma ótima mídia para os growers que querem se aventurar no cultivo hidroponico, sem grandes investimentos e dor de cabeça. Pois pederegas similares ao de um cultivo em solo, e mantem um PH mais constante. Sendo o ideal a 6.1.

Contras:

  • Devido a alta porosidade e por causa de sua granulação e, alta densidade. O coco em pó requer um flush mais minucioso e que requer um pouco mais de atenção e tempo do grower.

 

# ROCK WOOL (BLOCOS/CROUTONS/TAPETES)

Devido a padronização e a facilidade de processamento e envio (peso e afins) é a mídia mais difundida e versátil no mercado. É feita de fibra de vidro, portanto é leve e com um balanço perfeito entre retenção de agua, aeração e força estrutural. Dispensa o uso de um balde, e é encontrada em varios tamanhos, suportando o peso de plantas de diversos tamanho.

 

  Pode ser inserida em blocos ou granulados, e também ser transplantada para dentro de outras mídias Facilitando muito o transplante para o grower e amenizando o stress para a planta. 

Prós:  

  • A facilidade e a constância. Pode ser encontrada em diversas formas e tamanhos, como: blocos, tapetes e croutons que podem facilmente ser transplantados e manejados.

Contras: 

        • Requer um cuidado contante com PH.

 

# VERMICULITA

Vermiculita é um mineral que é inclusive encontrado em abundância no Brasil, e que após passar por um processo térmico  chamado de esfoliamento, onde ele expande e então passa a ter propriedades interessantes pro cultivador. Ele pode ser encontrado em diferentes granulações, e tem como uma de suas principais características, a habilidade de reter grandes quantidades de agua.

Prós:

  • A sua alta capacidade de reter umidade é sempre bem vinda quando há a necessidade de se ter longos intervalos entre as regas.
  • É a midia numero um na utilização de sistemas passivos. Onde a necessidade de agregar umidade é fundamental para o funcionamento do sistema.

Contras:

  • Devido a sua alta capacidade iônica, existe sempre um alto risco de acumulo de sais ao utilizar essa mídia.

 

CHOW MIX

A mistura de todos, ou alguns destes elementos é chamada de Chow Mix.  Ela pode ser feita com diversas combinações de elementos e proporções diferentes. Todas baseada é claro, na necessidade e no intuito do grower. A idéia principal é suprir as carências de alguma propriedade que a media principal venha a ter, utilizando as mídias apresentadas.

Lembrando que as plantas seguem o desenvolvimento/estrutura da raiz…

  • Por exemplo, em um sistema em que se queira trabalhar com o coco sendo a mídia principal. E busca-se ter uma maior aeração e um maior desenvolvimento lateral das raízes:
    • A principio, pode se misturar uma certa parte de perlita ao coco.
      Isso vai adicionar leveza e evitar que o coco se compacte. Ajudando na drenagem e aeração.
    • Depois argila expandida a mistura.
      A idéia é neste passo é ajudar na drenagem e criar bolsas de ar, para promover uma melhor penetração das raízes na mídia. Criando pontos onde a raiz possa desenvolver nódulos e divisões. Dando inicio a uma série de ramificações e conseqüentemente melhorando a area de cobertura que as raízes terão dentro da mídia.Essa abundância de raízes vai resultar em uma produção extra de citocininas. Um fito-hormônio, responsável por durante o periodo vegetativo, estimular a planta a produzir novas ramificações laterais. E durante a floração, a criar mais incidência de pontos de floração (bud set`s).
  • Em uma situação em que por exemplo, o grower disponha de menos tempo para regar as plantas:
    • A mais simples solução é adicionar a mistura um pouco de vermiculita.
      Isso vai proporcionar a sua midia a capacidade de reter um pouco mais de agua.
    • Caso seja feita a utilização de potes de grande volume, pode-se por exemplo adicionar uma certa proporção de croutons de lã de rocha a sua mistura. Assim se aumenta a sua capacidade de reter nutrientes sem o risco de compactar a mídia.

Contanto que junto a agua, sejam disponibilizados os nutrientes corretos para o seu desenvolvimento. Nós podemos utilizar virtualmente qualquer tipo de mídia, em qualquer tipo, tamanho, e formato de pote, bastando apenas que ela tenha superfície suficiente para que as plantas ancorem suas raízes e se estabeleçam. Isso faz com que os métodos de cultivo hidroponicos se tornem cada vez mais dinamicos e versáteis, dia após dia, a cada novo material em que tentamos utilizar como mídia de cultivo.

O passo além, é cultivar até mesmo sem a presença de nenhuma mídia, apenas a agua!