browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Cultivo Hidroponico 101 – Cultivos sem mídia

Posted by on June 17, 2012

CULTIVO SEM MÍDIA:

As plantas tem a capacidade de manter-se vivas mesmo quando com as raízes peladas, sendo molhadas constantemente com uma solução de nutrientes ou mesmo submersas dentro de um reservatório. Isso é claro, contando que o mesmo esteja sendo oxigenado constantemente, o que pode ser feito facilmente, através da adição de uma bomba de ar e uma pedra porosa promovendo a oxigenação da solução de nutrientes, no reservatório do sistema.

# DEEP WATER CULTURE (DWC)

Este é certamente o mais famoso e simples entre os metodos de cultivo sem midia. Se consiste em um balde contendo os nutrientes, logo abaixo da planta, que fica pendurada em um pote perfurado e em posição para que suas raízes possam ficar penduradas logo acima da solução. Onde uma pedra porosa fica encarregada de oxigenar a solução.

 

Quando ainda novas, suas raízes são mantidas em alguma mídia como argila expandida e/ou lã-de-rocha, sendo molhadas regularmente pelo topo. Após a planta atingir um bom tamanho, as raízes não tem mais a necessidade vital de serem molhadas pelo topo, já que estão mergulhadas na solução. Contudo, é recomendável que essa rega seja mantida. Por conta de uma saúde melhor.

Prós:

  • Tem como maior vantagem a facilidade no manejo, que consiste apenas em conferir o PH, assim como o nivel de nutrientes no reservatório onde a planta se encontra.

Contras:

  • Não é recomendado para quem pensa em ter muitas plantas, pois o setup torna-se caro e trabalhoso quando feito em grande escala.

# RECIRCULATION DEEP WATER CULTURE (RDWC)

Uma variação do cultivo em DWC, onde o reservatórios individuais são conectados por tubos, que movimentam a solução de nutrientes por todas as plantas, onde a mesma é aerada por bombas de ar individuais, enquanto movimenta-se de reservatorio a reservatorio, antes de retornar a um reservátorio principal. Essa forma de cultivo pode ser considerada high-tech, tendo sido popularizada aqui nos US nos ultimos anos, e exigindo tanto equipamento.


Prós:

  • Facil manejo durante todo cultivo.
  • Esse setup quando configurado corretamente, tem o melhor aproveitamento de nutrientes dentre os tipos de cultivo sem midia.

Contras:

  • O preço de um setup pre-fabricado é uma piada de tão caro.
  • Requer um cooler para os nutrientes, pois a ação continua da bomba aquece a solução até temperaturas extremas para as plantas.

# NUTRIENT FILM TECHNIQUE (NFT)

Esse sistema é muito simples, funciona baseado na gravidade, e nele as raizes ficam em uma especie de calha (com ou sem outra mídia, pois as vezes é utilizado também tapetes contendo fibra de coco) onde uma fina camada de nutrientes é bombeada do reservátorio e escorre da parte mais alta, passando pelas raízes antes de retornar ao reservatório.

 

 

 

 

 

 

 

Prós:

  • Novamente a facilidade no manejo é um fator muito forte.

Contras:

  • É um setup caro de se montar.
  • Tem uma forte tendência a mudanças drásticas  no ph.

2 Responses to Cultivo Hidroponico 101 – Cultivos sem mídia

  1. tali sztokbant

    olá! td bem???

    escrevo para a revista semSemente e queria fazer uma nota divulgando seu site. entrei aqui por indicação de um amigo, penso em plantar mas nunca tive contato. aqui tem várias informações úteis! posso fazer uma nota sobre seu site???

    =*