browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

FAQ420 – Pode uma semente oriunda de um fumo prensado, ser utilizada para o cultivo?

Posted by on December 14, 2011

Dependendo da qualidade na qual a semente for encontrada, sim. O fator chave neste caso é que assim como qualquer semente, de qualquer outra planta por ai, ela vai estar carregando os genes de seus progenitores. Sendo assim, você ao optar por utiliza-las tem uma grande chance de estar plantando uma espécie bem sativa sub-tropical, que é uma variedade (landrace) amplamente cultivada no Paraguay. País onde 90% ou mais de toda a maconha consumida no Brasil é cultivada.


Tal variedade pode colocar um grower de primeira viagem em algumas enrascadas, devido a algumas de suas características genéticas. São elas:

  • Altíssima estatura.
    Característica que pode fazer com que o espaço vertical disponível (no caso de cultivo indoor) não seja o suficiente. Ou pior ainda, fazer com que ela cresça acima do nível desejado de privacidade. Em outras palavras: por cima do muro.
  • Um longo tempo de floração.
    O que pode lhe render uma certa dor de cabeça pois certos fenótipos podem facilmente demorar mais de 4 meses florindo
  • Alta taxa de hermafroditismo.
    Devido a não estabilização dos genes, essas cruzas que ocorrem nas plantações pela natureza não tem um fenótipo estabilizado e isso é conhecido por causar taxas bem altas de hermafroditismo.

O importante na minha opinião é escolher as sementes de um bom fumo. Aquele que lhe agradou pela qualidade geral da onda e seus efeitos. Também pelo aspecto visual, sua coloração e a quantidade de resina. Odor e etc… Desta forma, você pode começar a selecionar alguns traços genéticos, que se tudo correr bem, também estarão presentes na sua planta.

Além de buscar as sementes de um determinado fenótipo, ao optar por usar sementes de qualidade duvidosa existe também o fator ‘conservação’, que assim como as características genéticas, podem diminuir e muito as suas chances de acabar plantando um fumo de qualidade superior.

Para julgar suas melhores sementes, fique de olho nas seguintes características:

  1. As sementes de maior tamanho são as mais proeminentes a gerar boas plantas.
  2. Sementes com peso inferiormente desproporcionado as demais são um indicativo claro de semente velhas.
  3. Sementes rachadas perdem sua umidade e deixam de ser germináveis.
  4. Os padrões na sua superfície devem estar óbvios e não apagados.
  5. A sua casca deverá ter não um aspecto leitoso, tão pouco esverdeado, mas sim bem lustrada.

Sabendo disso, selecione somente as melhores sementes, vindas dos melhores fumos que você conseguir. Faça algumas anotações e aprenda a utiliza-las. Vale a pena fazer algumas experiências com essas sementes, tem muita gente que teve ótimos resultados com sementes de prensado.

Se você pensa em cultivar, ou mesmo já cultiva e está tendo problemas com suas plantas, envie sua duvida para o e-mail help@telecurso420.org e a sua questão poderá ser o tópico do próximo artigo =]

Sapiência!
H. Planta (help@telecurso420.org)

6 Responses to FAQ420 – Pode uma semente oriunda de um fumo prensado, ser utilizada para o cultivo?

  1. Victor Farjalla

    Fala lembrar que a qualidade da safra pode ser muito superior a qualidade do prensado pelas seguintes razões:

    1 – Você não deixará dar sementes: Isso deixa o fumo mais forte e saboroso, além de render mais, envelhecer mais devagar e reduzir as chances de mofar.

    2 – Você usará bons fertilizantes e bons substratos: No paraguai por plantarem em gigantes quantidades, as plantas não são bem cuidadas.

    3 – Você fará a secagem, cura e armazenamento de maneira correta: Idem 2

    4 – O tempo entre coleita e consumo será reduzido: Devido aos problemas com transporte e leis, o fumo muitas vezes só chega em suas mãos depois de muito tempo colhido (De 3 a até mais de 1 ano….)

    5 – Você ira tirar as folhas e matar os machos: Os prensados vêm sempre com folhas e as vezes até com pés machos juntos…

    E por ai vai… !

    Uma boa dica ! ORGÂNICO para vida !!!

  2. Diego

    Plantei sementes de prensado e fiz a colheita esses dias, foi plantado no final de novembro e reparei que demora mesmo pra florir, deixei 2 pés por mais tempo para ver como q esta reagindo. O fumo é suave pois levei no organico e a planta realemente ficou grande + ou – 1,50m , o efeito é bem suave , assim como o fumo (qualidade na minha opnião Regular), agora quero comprar seeds de strains renomados para ver a diferença.
    Fica a Dica: Assim q ela tiver no 4 nó ja faça a poda Fim senão vc tera problemas com seus vizinhos rsrsrsrs e levar ela em out é bem melhor.

    abraço

  3. Jade

    Ei, e as dicas de secagem, cura e armazenamento?

    Adorei o TELECURSO!!!

    Valeu as dicas!

    • H. Planta

      Valeu meu brother! O tutorial que falava sobre a melhor hora de colher foi removido, por erro meu ;) Sequelando hehe. Mas logo logo eu escrevo novamente. Deixa comigo!

  4. wector

    ai minhas sementes taa do jeito da foto alli agora e soo espera a radicula sai pra min por na terra ?